Florianópolis, capital da inovação,
espera por você repleta de magia.

WFC : Oficina e Desafio Forense

A crescente complexidade das ações criminosas virtuais e da sofisticação dos instrumentos maliciosos utilizados para esses fins tem requisitado do Perito/Investigador Forense seu contínuo aprimoramento e em especial a habilidade de lidar com inúmeras ferramentas.

O Desafio Forense a ser realizado no WFC/SBSeg 2015 visa proporcionar um ambiente seguro para o teste e uso de ferramentas na solução de um jogo de pistas e respostas. O intuito do Desafio é instigar os participantes a utilizar ferramentas forenses de forma criativa e confrontá-los com situações que demandam soluções não ortodoxas.

Como preparação para o Desafio será ministrada uma Oficina, na qual serão demonstradas técnicas e ferramentas forenses que poderão usadas na resolução dos problemas que integram o Desafio.

PRÉ-REQUISITOS

Cada participante deverá ter um notebook com:

  • VirtualBox (versão 4 ou 5) instalado;
  • 2 GB de RAM;
  • 8 GB de espaço livre em disco.

Uma máquina virtual com um sistema Linux Ubuntu 14.04 64 bits, contendo os arquivos referentes a cada etapa do desafio e as ferramentas necessárias, será fornecida pela organização.

REGRAS

O desafio é composto por doze etapas, cada etapa revela uma senha necessária para abrir o arquivo da etapa seguinte.

IMPORTANTE: "NÃO SERÁ TOLERADO ataque de força bruta contra os arquivos das etapas do desafio. O participante que for identificado tentando realizar esse tipo de ação será imediatamente expulso do desafio."

Para ser declarado ganhador o participante precisa terminar todas as etapas e demonstrar o passo a passo de todas as etapas, primeiro para os organizadores, e depois para todos os participantes do desafio.

Ao participar do desafio você aceita automaticamente estas regras.