XV Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais 09 A 12 DE NOVEMBRO | FLORIANÓPOLIS/SC

Mensagem da Coordenação do WTE

A segunda edição do Workshop de Tecnologia Eleitoral (WTE), como evento satélite do XIV Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2015), tem como objetivo principal fomentar a pesquisa em tecnologia eleitoral, na tentativa de reaproximar a academia das questões ligadas ao voto eletrônico. Mesmo realizando eleições puramente eletrônicas desde 1996 (e integralmente desde 2000), a participação do meio acadêmico ainda tem sido pouco expressiva. Do ponto de vista de segurança e transparência, o problema se torna crítico após sucessivas manifestações da comunidade científica brasileira na direção de apontar problemas intrínsecos no modelo de votação eletrônica utilizado no Brasil. Desta forma, fornecer um fórum para discussão técnica, apresentação de artigos e contato com trabalhos de excelência internacional pode contribuir para o treinamento de estudantes, pesquisadores e profissionais na área.

Para esta edição, decidiu-se por manter o formato de evento curto com organização simples, com programa formado pela apresentação de artigos científicos, apresentações de trabalhos em curso por membros do Comitê de Programa e uma palestra convidada ministrada por pesquisador internacional. Foram recebidas e revisadas 2 submissões em caráter anônimo, sendo aceita para publicação apenas a submissão melhor avaliada. A palestra internacional, ministrada por Iván Ariel Barrera Oro, trata da análise de segurança do sistema de votação eletrônica utilizado na Argentina.

A coordenação do evento agradece em especial ao Comitê de Programa, formado pelos professores Mario Gazziro (UFABC), Ruy J. Guerra B. de Queiroz (UFPE) e Roberto Samarone Araújo (UFPA); que auxiliou na avaliação dos artigos submetidos e contribuiu com a composição do programa com palestras sobre seus trabalhos em curso. Espera-se que o workshop venha desempenhar papel importante do ponto de vista científico, na forma de apresentação de trabalhos acadêmicos; mas também contribua para um amadurecimento na discussão em torno de tecnologia eleitoral utilizada no país, estabelecendo bases mais sólidas para sua avaliação.

Diego F. Aranha, UNICAMP
Jeroen van de Graaf, UFMG
Coordenadores do WTE

Artigos

Título Autores
Auditoria Especial no Sistema Eleitoral 2014 Amílcar B. Filho,
Marco A. M. Carvalho,
Márcio C. Teixeira (CMIND - Comitê Multidisciplinar Independente),
Marcos A. Simplicio Jr. (EPUSP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Brasil),
Clovis T. Fernandes (ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica - Brasil)