XV Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais 09 A 12 DE NOVEMBRO | FLORIANÓPOLIS/SC

Mensagem dos Coordenadores Gerais

Sejam bem vindos todos os participantes do XV Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2015). Através dos anos, o SBSeg vem se consolidando como um dos principais eventos científicos na área de Informática no país, trazendo sempre conceitos e práticas inovado- ras nas áreas de Segurança de Sistemas Computacionais e da Informação. Estamos extremamente honrados pela confiança recebida para a concretização de mais uma edição deste importante evento e novamente em Florianópolis, Santa Catarina.

O SBSeg proporciona meios para troca de ideias e experiências entre professores, pesquisadores, pro- fissionais e estudantes atuantes em suas áreas de interesse. É sempre um grande desafio manter ou melhorar o SBSeg nos padrões de qualidade de suas exitosas edições passadas.

A programação do SBSeg 2015 engloba um conjunto de atividades abrangentes e de alta qualidade técnica. São dez sessões técnicas nas quais serão apresentados 23 (vinte e três) artigos completos e 14 (quatorze) resumos estendidos, selecionados por meio de um rigoroso trabalho de revisão. Esta seleção envolve uma grande variedade de temas pertinentes e atuais relacionados às áreas de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. A programação inclui ainda quatro palestras proferidas por pesquisadores internacionais e nacionais renomados abordando temas extremamente atuais nos tópicos do simpósio. São oferecidos quatro minicursos, voltados à formação e atualização dos participantes sobre tópicos selecionados através de chamada pública. Adicionalmente, o Fórum de Segurança Corporativa e mais cinco workshops são realizados em paralelo às sessões técnicas do SBSeg, focados em temas específicos e emergentes relacionados à temática do simpósio.

As excelentes atividades programadas nesta edição são produto dos esforços de seus respectivos coordenadores. Um agradecimento muito especial aos professores Carlos Maziero (UFPR) e Routo Terada (USP), coordenadores do Comitê de Programa, ao Prof. Marinho Barcellos (UFRGS), coordenador de palestras, ao Prof. Eduardo Souto (UFAM), coordenador dos minicursos, ao Prof. Adriano Cansian (UNESP), coordenador do Fórum de Segurança Corporativa, e aos professores, Altair Santin (PUCPR), Marco Aurélio Henriques (UNICAMP), Raphael Machado (INMETRO), Sandro Süert (Apura), Rafael Obelheiro (UDESC), Jeroen van de Graaf (UFMG) e Diego Aranha (UNICAMP), coordenadores dos workshops, pelo tempo e empenho na efetivação das várias trilhas do SBSeg 2015.

Por fim, exaltamos o trabalho intenso e extremamente competente realizado pelos integrantes do Comitê de Organização, em especial agradecemos aos professores Frank Siqueira (UFSC), Emerson Mello (IFSC), Rafael Obelheiro (UDESC) e Anita Fernandes (UNIVALI). Agradecemos ainda à diretoria da SBC, promotora do SBSeg, pela confiança depositada em nós, e pelo competente apoio organizacional prestado pela equipe administrativa da SBC. Somos também gratos aos integrantes do Comitê Consultivo do SBSeg e à coordenação da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) pelo suporte logístico e financeiro inicial prestado à organização do SBSeg 2015. Gostaríamos de agradecer ainda aos patrocinadores do simpósio: o Comitê Gestor da Internet no Brasil, às agências governamentais de fomento – CNPq, CAPES e FAPESC – e às empresas patrocinadoras, Intel e Google, por reconhecerem o SBSeg como um evento importante para o fomento à pesquisa e inovação nas áreas de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Por fim, agradecemos a UFSC e a UNIVALI, por prestarem o indispensável suporte na realização desta edição do SBSeg.

Desejamos a todos os participantes uma excelente estadia em Florianópolis. Aproveitem as belezas da Ilha e tirem proveito de todo o conhecimento que as atividades o SBSeg 2015 tem a lhes oferecer.

Michelle Wangham, UNIVALI
Joni Fraga, UFSC
Coordenadores Gerais do SBSeg 2015

Mensagem da Coordenação do Comitê de Programa

Para nós, foi motivo de orgulho e preocupação ter recebido o convite para coordenar o Comitê de Programa do SBSeg 2015. Orgulho, por ocupar um posto de muita relevância no cenário nacional de pesquisa em segurança computacional, ocupado previamente por pesquisadores de grande renome; preocupação, por saber das responsabilidades da missão e dos esforços necessários para levá-la a bom termo.

O primeiro passo de nossa empreitada foi buscarmos a cumplicidade dos melhores profissionais da área, tão motivados e tão comprometidos quanto nós na construção de um evento de qualidade. Felizmente, nosso chamado foi atendido sem hesitação, e conseguimos constituir um Comitê de Programa do qual nos orgulhamos muito: são 46 nomes de alta relevância na área de segurança de sistemas e da informação, de todos os cantos deste país e também do exterior. Este Comitê de alto nível realizou de forma irrepreensível seu meticuloso trabalho de avaliação dos artigos submetidos.

Tivemos 77 submissões de artigos completos, um número expressivo que demonstra a consolidação do evento no panorama nacional de pesquisa. Destes, foram aceitos 23 artigos para apresentação e publicação, o que se traduz em uma taxa de aceitação em torno de 30%. Além dos artigos completos, foram também submetidos 32 resumos estendidos, dos quais 14 foram aceitos para publicação. Foi realizado um esforço no sentido de aceitar uma proporção maior de resumos estendidos, sem contudo abrir mão de um nível mínimo de qualidade, como forma de estimular uma maior participação da comunidade.

Todo este trabalho não seria possível sem o esforço dos membros do comitê de programa e dos avaliadores, que contribuíram com seu tempo e seus conhecimentos para construir avaliações sólidas, bem fundamentadas, que permitiram a seleção criteriosa dos melhores trabalhos submetidos. O SBSeg não existiria não fosse a soma desses inestimáveis esforços individuais. A todos eles, nossos agradecimentos.

Por fim, expressamos aqui nossos sinceros agradecimentos aos coordenadores gerais do SBSeg 2015, professores Michelle Wangham e Joni Fraga, pela confiança em nós depositada e pelo generoso apoio oferecido sempre que solicitado. A todos um excelente Simpósio!

Carlos Maziero, UFPR
Routo Terada, USP
Coordenadores do Comitê de Programa do SBSeg 2015